Durante essa semana celebramos 194 anos da Independência do Brasil, uma data significativa da lembrança do fato histórico que mudou o destino de nossa nação quando passamos a ficar politicamente separados de Portugal. Quando rememoramos esse episódio não podemos deixar de refletir o contexto atual, pois a história não pode ser entendida apenas no passado, ela deve ser compreendida como feito de criaturas humanas sujeitas ao erro. Com essa perspectiva podemos entender que não foram poucos os momentos onde o “poder” foi ocupado sem o menor compromisso com o bem estar do povo. Antes de tudo, em que pese recuos e avanços, devemos ter orgulho em viver numa nação democrática, onde podemos expressar nossas opiniões.
Assim fica posto que nossa história, com urgência, deve ser estudada, debatida e analisada no sentido de levar o estudante ao comprometimento e a responsabilidade para que os anseios do bem comum se efetivem, portanto é dever de cada um a luta pelo destino de sua nação. Nesta perspectiva muito precisa ser feito pelo Brasil!
Deixo uma mensagem de otimismo e esperança, uma vez que nossa pátria precisa cada vez mais ter liberdade, prosperidade e paz, onde os valores relacionados com a dignidade do ser humano sejam enaltecidos. Lutemos por ideais que solidifiquem o bem comum e, não vamos desistir dos sonhos; acreditemos nos bons propósitos, como a honestidade, verdade, sinceridade, transparência e humildade, elementos fundamentais para se viver em harmonia e, também precisam ser vivenciados por quem ocupa o poder. Não esqueçam que a transmissão desses valores passa pela família, escola e sociedade, ou seja, ninguém pode ficar fora desta tarefa.
Quando comemoramos a nossa ‘independência’ deveríamos dar prioridade ao setor da educação, pois será por meio dela que os alicerces da pátria serão solidificados. A boa educação permite a construção de uma sociedade justa, humana e igualitária, bem como consolida uma vida melhor, aonde todos usufruem da plena independência (em todos os sentidos). Essa não deve ser apenas a tarefa da escola, a responsabilidade é de todos: pais, família, sociedade, igrejas e todas as pessoas devem promover junto às crianças e jovens o bom caminho, pois como afirmava o filósofo grego Pitágoras: “todos os que pensam no futuro da humanidade devem ficar convencidos que a educação das crianças/jovens é o melhor caminho”.
Vivemos o tempo propício para efetivar um novo caminho em nossa nação; o desejo de todos é um novo olhar e pulsar que dinamize os diferentes aspectos da sociedade. A plena ‘independência’ é fruto das ações do presente, portanto não basta crucificar o passado! Que Deus, em sua infinita misericórdia ilumine e abençoe todos que lutaram e lutam para fazer de nossa Pátria o melhor lugar do mundo e, abençoe aqueles que sonham com uma nação pujante, bela e radiante, onde todos têm orgulho em viver. Que em nossa consciência prevaleça à seriedade e o compromisso em lutar pela pátria livre, independente e feliz.
Senhor nosso Deus ilumine e abençoe todas as autoridades constituídas de nossa pátria. Que cada um tenha consciência, seriedade e compromisso da luta pela implantação do bem comum e, que em nosso Brasil possa prevalecer à justiça, igualdade e fraternidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário