terça-feira, 30 de maio de 2017

Se a vida não está como você gostaria, chega de desculpas, chega de adiamentos, hoje, agora é a hora de agir.
Reflitam!
Você quer mudanças. Você pede prosperidade.
Mas acorda, vai ao espelho e não vê novidades.
A vida transcorre igual pálida, sem a energia que você gostaria.
Sua voz interior sopra " Vida Nova ", mas tudo parece distante e difícil.
A culpa fica por conta do patrão, da sogra, do governo, da falta de sorte,
Aí você resolve mudar! Bem... " mas só segunda-feira" ,
" dia 1º " , " depois das férias " ...
Não raro, prevalecem outros fatores condicionais:
" Se eu tivesse dez anos menos ", " se eu ganhasse na loteria " ou " quando eu me casar " ," quando eu me aposentar " ...
Desculpas não faltam, não é mesmo?
Hoje pode ser um novo dia. Basta você querer.
Se fizer as mesmas coisas de ontem, obterá os mesmos resultados de agora.
Então, é preciso agir diferente e, claro, com ousadia positiva e forte determinação.
Afinal, Deus nunca vai fazer por você aquilo que você mesmo pode fazer...
Chega de enrolar a si próprio! É preciso agir!
É preciso decretar as mudanças que tanto almeja!
" Mudar " significa inovar, alterar costumes, processar com coragem e força de vontade as transformações que se fazem necessárias.
Chega de assistir à vida passar do alto da cômoda cadeira dos críticos!
Chega de se colocar na condição de vítima!
Você pode e sabe que pode melhorar a sua vida.
A conquista de uma Vida Nova requer persistência e autoconfiança.
Mas exige, sobretudo, que você elimine de vez o vício de tudo adiar, entendendo, definitivamente, que está mais do que na hora de mudar...
Comecem a vida nova agora, chega de enrolar a si próprio. Tome uma atitude, faça a sua vida acontecer, não adie mais um dia o que vem lhe fazendo mal a tanto tempo. Amigos nossa nova vida depende de nós e de mais ninguém.
Autor desconhecido
Sinta a presença e o Amor de Deus diariamente em sua vida. 
Tenha um excelente dia! 

Como estiveres, Deus te guarde
Como penses, Deus te use.
Onde te encontres, Deus te ilumine.
Com quem estejas, Deus te guie.
No que fizeres, Deus te ampare.
Em todos os teus passos,
Deus te abençoe.

quarta-feira, 24 de maio de 2017

SONHAR PARA REALIZAR...


Falamos daquilo que sentimos.

De cada simples e tímido sentimento que guardamos no lugar mais reservado do nosso coração.

Falamos daquele amor resguardado pelo tempo; falamos daquele susto que os dias costumam nos dar.

Falamos das verdade que tentamos provar para o mundo mas, muitas vezes, foram silenciadas antes mesmo de serem organizadas em palavras.

Nossas palavras brotam do oceano mais profundo em nossa alma. 

Organizam-se em frases que por sua vezes são a moradia dos nossos sentimentos; são os dormitórios das incertezas, das inseguranças, que por vezes tendem a nos rodear.

Nossas palavras são, na verdade, o suporte essencial para nossos sonhos. 

Nossos sonhos são como abrigos para a esperança.

A.d

domingo, 21 de maio de 2017

Entusiasmo é quando o coração da gente fica todo florido de Deus.


Um dia de cada vez. Com calma. Devagar. Que é pra não perder o passo. Pra não errar o compasso. Pra não me perder nas horas. Que é pra aproveitar, pra viver bem, bem d-e-v-a-g-a-r o que cada segundo tem pra me oferecer.


Marcy Fonsek

Reviver...



Que corajosos somos nós, que apesar de um medo tão justificado, amamos outra vez e todas as vezes que o amor nos chama, fingindo um pouco de resistência mas sabendo que é impossível recusá-lo.


By Marcy Fonsek


Mário Sérgio Cortella: “A Dignidade Se Expressa Na Capacidade De Persistir”.

Uma parcela do que estamos fazendo na escola é socialmente irrelevante. Pode ser relevante como cumprimento de dever, no que se refere a um conteúdo programático trabalhado, um relatório preenchido, um diário completado, mas isso é só obrigação. Eticamente, é quase um clamor que nós ultrapassemos esse mundo de tarefa e cheguemos ao mundo da política com aquilo que fazemos.
Não estou usando política no sentido de partido, mas de ação na comunidade, recuperando o conceito grego clássico, que trabalhei com Renato Janine Ribeiro no livro Política para não ser idiota (Editora Papirus). A presença na polis não pode se contentar em ficar na obrigação. O movimento precisa partir da tarefa para aquilo que seja socialmente relevante, que dê significação social ao trabalho que se constroi, que alunos, alunas e comunidade ganhem na condição de vida, de sonho, de projeto, que aumentemos a fertilidade do futuro, que recusemos a precarização da condição de vida das pessoas.
Isso sai do mundo da tarefa e vai par o campo do dever ético. É uma missão, mas não no sentido que já se trabalhou no campo da Educação, como uma vocação, que significa “chamamento” externo. Muita gente usa a palavra “vocação”, missão, como um apelo interno. E, a partir dele, quero me agregar a outros que o façam também para que avancemos em direção àquilo que eleve a vida da comunidade. Isto é, que se faça política, no sentido mais decente que se possa fazer.
Por isso, essas questões intra escolares não dependem nem do governo nem do sistema; elas são uma decisão ética.
O que me chama para isso? Não preciso de convocação que venha de algum lugar, se eu tiver clareza de que a minha dignidade como professor ou professora se expressa na minha capacidade de persistir. Remete àquele clássico conceito da física, que entrou na área social nos últimos 20 anos, que é resiliência. Mas não uma resiliência passiva, e sim aquela que se transforma em persistência, que, por sua vez, gera acão. O que caracteriza a resiliência de um material é uma alteração do estado original, compressão e eventualmente uma dobra sem ruptura. Isto é, submetida a condições agravadas, a estrutura não se rompe e volta ao seu estado original.
Eu estou olhando a resiliência como uma virtude, mas não posso ficar nela, porque isso significaria repousar e ficar onde já se está. É necessário uma resiliência ativa transformadora.
Meu dever ético é adoção de uma caminho político que não seja solitário, embora seja individual, e que se agregue a outros trabalhos políticos.
Existe uma tendência a separar política e cidadania, criando uma rejeição curiosa à política e valorizando a cidadania, como se fossem termos diversos. Há um vínculo até mesmo de natureza semântica entre as duas palavras. Objetivamente, significam a mesma coisa.
A noção de política está apoiada no vocábulo grego polis (cidade),e  cidadania se baseia em um vocábulo latino correspondente: civitatem. Embora a origem etimológica seja diferente, os dois termos propõem que se pense na ação da vida em sociedade (ou seja, em cidade). Essa relação direta mostra ser impossível apartar os conceitos.
Um cantinho especial...


Um AMOR,
Uma palavra,
Uma lágrima,
Um sorriso,
Um rosto,
Um gesto,
Um brilho no olhar
Um afago.
Vários pensamentos,
Desejos,
Sonhos,
e uma realidade: VOCÊ.

Marcy Fonsek
A arte de ser Pedagogo...
Você sabe o que é ser pedagogo? Quando vamos a uma escola ou ouvimos falar desse profissional nos perguntamos sobre a função dele no mercado de trabalho, para que ele estuda, o que ele faz, ele trabalha somente em escolas? São questões simples, porém significativas para quem estuda ou atua nessa área. Ouvi muitas vezes pessoas comentando que professor e pedagogo têm a mesma função, ambos dão aulas e trabalham em escolas. Dúvidas frequentes e para algumas pessoas desinteressantes, porém não sabem da importância e do potencial que tem esse profissional. 
Segundo o dicionário Aurélio, pedagogo é o profissional ou especialista em pedagogia; o que estuda e aplica a arte de educar (isso me fascina: A ARTE DE EDUCAR). A palavra pedagogo tem origem grega, que significa paidós (criança) e agogé (condução), ou seja, conduzir a criança ao conhecimento, ao aprendizado. Esse profissional atua em processos pedagógicos e também educativos, ou seja, relacionados com o ensino. Ele pode atuar inclusive em empresas e hospitais, desenvolvendo projetos educativos. Trata-se de um indivíduo preparado para desenvolver um trabalho de educação com qualidade de acordo com todo o conhecimento que o mesmo adquiriu em sua faculdade e em cursos. O trabalho do pedagogo está intimamente relacionado com o professor, operacionalizando projetos, métodos e sistemas pedagógicos das instituições escolares, visando o desenvolvimento do processo de aprendizagem assim como identificando as dificuldades dos indivíduos, desenvolvendo práticas e didáticas pedagógicas, sempre mantendo um nível elevado de conteúdo educacional. Dentro de uma instituição de ensino é o pedagogo que instrui os educadores, que auxilia o corpo docente, é ele o responsável pela parte documental, organizando reuniões, congressos, buscando inovações. 
Ser pedagogo é trabalhar porque ama o que faz e não para ganhar dinheiro, é buscar formas de ajudar, compreender, mediando conhecimento. É lutar por uma educação mais justa e fazer jus a isso. Enfim, pedagogia é isso, é o compromisso com a educação, o amor pela profissão a busca pelo conhecimento e a transmissão dele a favor da educação de qualidade.
D. A
UMA REFLEXÃO LINDA...

Que o coração se aquiete. Que o sorriso transborde paz. Que o abraço cure os medos. Que as palavras sejam ditas com cuidado. Que os sonhos sejam molas para que a gente se permita. Que não tenhamos medo de virar a página. Que não tenhamos pressa de escrever a história. Que saibamos dançar no ritmo do nosso coração. E que a felicidade se inunde em pingos de esperança...
Deus sempre à frente de tudo em nossas vidas, sempre seremos mais que Vencedores.




Provérbios 16
1 Ao homem pertencem os planos do coração, mas do Senhor vem a resposta da língua.
2 Todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito.
3 Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos.
4 O Senhor faz tudo com um propósito; até os ímpios para o dia do castigo.
5 O Senhor detesta os orgulhosos de coração. Sem dúvida serão punidos.
6 Com amor e fidelidade se faz expiação pelo pecado; com o temor do Senhor o homem evita o mal.
7 Quando os caminhos de um homem são agradáveis ao Senhor, ele faz que até os seus inimigos vivam em paz com ele.
8 É melhor ter pouco com retidão do que muito com injustiça.
9 Em seu coração o homem planeja o seu caminho, mas o Senhor determina os seus passos.
10 Os lábios do rei falam com grande autoridade; sua boca não deve trair a justiça.
11 Balanças e pesos honestos vêm do Senhor; todos os pesos da bolsa são feitos por ele.
12 Os reis detestam a prática da maldade, porquanto o trono se firma pela justiça.
13 O rei se agrada dos lábios honestos; e dá valor ao homem que fala a verdade.
14 A ira do rei é um mensageiro da morte, mas o homem sábio a acalmará.
15 Alegria no rosto do rei é sinal de vida; seu favor é como nuvem de chuva na primavera.
16 É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!
17 A vereda do justo evita o mal; quem guarda o seu caminho preserva a sua vida.
18 O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.
19 Melhor é ter espírito humilde entre os oprimidos do que partilhar despojos com os orgulhosos.
20 Quem examina cada questão com cuidado, prospera, e feliz é aquele que confia no Senhor.
21 O sábio de coração é considerado prudente; quem fala com equilíbrio promove a instrução.
22 O entendimento é fonte de vida para aqueles que o têm, mas a insensatez traz castigo aos insensatos.
23 O coração do sábio ensina a sua boca, e os seus lábios promovem a instrução.
24 As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos.
25 Há caminho que parece reto ao homem, mas no final conduz à morte.
26 O apetite do trabalhador o obriga a trabalhar; a sua fome o impulsiona.
27 O homem sem caráter maquina o mal, suas palavras são um fogo devorador.
28 O homem perverso provoca dissensão, e o que espalha boatos afasta bons amigos.
29 O violento recruta o seu próximo e o leva por um caminho ruim.
30 Quem pisca os olhos planeja o mal; quem franze os lábios já o vai praticar.
31 O cabelo grisalho é uma coroa de esplendor, e se obtém mediante uma vida justa.
32 Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade.
33 A sorte é lançada no colo, mas a decisão vem do Senhor. Amém!

Bom dia Pessoas de DEUS!

"Longo é o caminho ensinado pela teoria, curto e eficaz, o do exemplo". (Sêneca).
Jesus também disse: "Dei-vos o exemplo para que, como eu vos fiz, assim façais também vós". 
(João 13,15)





quarta-feira, 10 de maio de 2017

É contagiante o brilho do AMOR...




Tem pessoas que brilham, seu carinho é aconchego pro coração. São flores perfumadas para a alma. Irradiam luz, fazem cócegas no coração e se eternizam pela pureza de seus gestos. Delas vem o sorriso sincero, o abraço que cura e a certeza de nunca estarmos sós.


Aproveitemos!

Praticar a bondade é um exercício diário e requer de cada um esforço na prática do bem...

"Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende." A. d


O Salmo 33.5 diz que a terra está cheia da bondade de Deus. Esta bondade está presente na Sua criação.

Devemos praticar a bondade uns para com os outros, com merecimento ou não.

Se não faz bem, DEIXA ir ...




BOA NOITE, PESSOAL!

Os sonhos acabam onde a Fé permanece. Sem Fé não há esperança. Abençoados são aqueles que possuem Fé nos seus sonhos.

SONHE MUITO... BUSQUE REALIZAR TODOS.





segunda-feira, 1 de maio de 2017

Compartilhando esse texto muito interessante com vocês.


Correntes que libertam

Em todas as áreas de nosso Estado, os maranhenses estão vivenciando uma política voltada para o desenvolvimento, a justiça e a igualdade social, princípios norteadores neste processo de reconstrução de um Maranhão que seja consonante com suas riquezas. Os esforços estão centrados em todas as áreas, com ações conjuntas, que garantirão um Estado digno para nosso povo.
No âmbito da educação, garantir melhorias estruturais nas escolas públicas, transformando-as em um ambiente aconchegante, minimamente adequado ao processo de ensino e aprendizagem, e também em um espaço digno para a formação e justiça social, já é realidade em centenas de escolas, com o Programa Escola Digna, que dia após dia vem transformando a realidade da educação no Maranhão.
O Mutirão da Liberdade teve início no mês de março, na Unidade Integrada João Paulo II, no bairro Turu, na capital maranhense. O projeto reafirma uma importante marca da gestão estadual, que é aproveitar, como estratégia, o melhor de cada peça do Governo, como um caminho certeiro para avanços históricos. Em 2014, o então “Complexo de Pedrinhas” era o mais violento do país. Hoje, sem registro de rebeliões com mortes há mais de dois anos, o agora Complexo Penitenciário São Luís é o último no ranking. Um lugar em que presos, em vez de planejar motins, trabalham e estudam.Além de todo o trabalho de reconstrução de escolas, em desenvolvimento pelas Secretarias de Estado de Educação e de Infraestrutura (Sinfra), iniciamos outra importante ação na área, seguindo outra vertente. O Projeto Mutirão da Liberdade, realizado em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), que prevê a utilização de mão de obra carcerária, onde presos em processo de ressocialização trabalham na reforma de escolas públicas e recuperação de carteiras.
No prédio da escola em reforma, os serviços são só uma das inúmeras opções que o detento tem de remir um dia de sua pena, para cada três dias trabalhados. Atualmente, existem mais de 90 oficinas de trabalho em funcionamento nos estabelecimentos penais do estado, nas quais mais de 2.300 internos exercem alguma atividade profissional; e mais de mil detentos estão devidamente matriculados em salas de aula. É uma corrida de bons resultados, uma corrente do bem que, em vez de aprisionar, liberta.
São inúmeras as parcerias idealizadas, com o propósito de unir grandes ações, a favor da população. Recentemente, o governador Flávio Dino pensou simples, porém, brilhantemente, ao decidir que grande parte da produção de hortaliças, cultivadas no Sistema Penitenciário do Maranhão, passaria a ser destinada a comunidades carentes de todo o estado. Uma delas foi estabelecida entre a Seap e a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).
Outra grande oportunidade de unir os esforços da gestão, encontrada pela equipe de Governo, foi por meio do projeto “Rua Digna”, com a Sinfra. As fábricas de blocos de concreto e meio-fio, em funcionamento, hoje, nas unidades prisionais, já iniciaram a produção de mais de 120 mil peças pré-moldadas, que serão destinadas, mensalmente, aos serviços de pavimentação de vias que dão acesso a bairros mais pobres.
São ações que além de garantir aos presos um direito previsto em Lei, beneficia toda a sociedade, que enxerga na iniciativa uma medida justa de ressocialização daqueles que querem pagar por seus erros e voltar à vida em liberdade, por meio da recuperação do bem público e da assistência aos mais necessitados.
Quando pensamos na essência desse trabalho, percebemos que a união de esforços e a aplicação de boas estratégias de gestão pública, realmente, é o que define os bons resultados dessas parcerias. Ao unir essas ações à ressocialização de apenados, definitivamente, o governador Flávio Dino demonstra, mais uma vez, a sua imensa capacidade de enxergar e administrar aquilo que de melhor tem em cada área de seu Governo e pô-las em prática, em um único contexto, que é o benefício da população.
“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire)
Felipe Costa Camarão
Secretário de Estado da Educação
Murilo Andrade de Oliveira
Secretário de Estado de Administração Penitenciária

Partilhando essa reflexão com vocês.
O trabalho ainda é visto, por alguns, como tão somente uma forma de atender as satisfações primárias do ser humano como: moradia, alimentação, vestuário, dentre outras. Sem ser demagógica, o trabalho cumpre também essas funções, mas não são só essas. Acima de tudo é uma forma de transformação e realização humana. Enquanto transformamos aquilo que fazemos nos transformamos também enquanto pessoas e nos elevamos.
Para preservarmos a nossa integridade, tanto física como mental, é importante buscarmos sentido para o que fazemos. Isso não significa somente fazer o que gosta, mas aprender, em alguns casos, a gostar do que faz.
Parafraseando Confúcio, “Escolhe um trabalho de que gostes, e não terás que trabalhar nem um dia na tua vida”.

Desejo-lhe sucesso e que você possa se realizar fazendo o que escolheu como profissão.
Que neste dia Trabalho você possa se orgulhar do seu!